Bem-vindo ao CEI Algodão Doce

Que bom que você resolveu nos visitar.Somos uma instituição pública que trabalha com o que há de melhor na sociedade:as crianças.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

PLANEJAMENTO DE FEVEREIRO DE 2012

CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL ALGODÃO DOCE
DIRETRIZES PARA O PLANEJAMENTO DE FEVEREIRO DE 2012
TEMA: A Arca de Noé, história, música e poesia.
JUSTIFICATIVA:
    A necessidade de ampliar o repertório lingüístico das crianças na creche requer a oferta de diversos gêneros textuais. Dessa forma o trabalho com poesias é uma forma de aproximá-la desse rico material.
    A escolha dos poemas de Vinícius de Moraes deveu-se principalmente à temática presente na obra: a fantasia , a imaginação , o ludismo e a clara aproximação ao mundo infantil.
    Esse projeto sugere significativas formas de trabalho em sala de aula, permitindo que os educandos sejam envolvidos em contínuas situações de motivação e aprendizagem, considerando os participantes como atores e autores desse processo.

OBJETIVOS:
GERAL: Possibilitar motivação e aprendizagem das crianças a partir dos poemas de Vinícius de Moraes: A arca de Noé.

ESPECÍFICOS:

•    Desenvolver a oralidade através das músicas e poemas;
•    Desenvolver o gosto/interesse pela leitura;
•    Ampliar vocabulário;
•     Utilizar-se do corpo para expressar diferentes formas de linguagens;
•    Compreender a música e a poesia como forma de linguagem,
•    Reconhecer a importância dos animais e seu papel na natureza.
•    Diferenciar os animais que aparece na história.
•    Expressar-se por meio de desenhos e outras atividades artísticas;
•    Entrar em contato com a linguagem matemática ( perto/longe, noção espacial, grande/ pequeno)
•    Uso da contagem;

                 HISTÓRIAS A SEREM TRABALHADAS
•    A Arca de Noé – (anexo 01- Baú do professor p.)
•    Atividades
LINGUAGEM. ORAL:
1-    Predição das crianças
 Perguntar se alguém possui algum animal em casa. Qual é o animal preferido/se ele tem nome;
2 – Apresentações da história c/ fantoches ( anexo 02- Baú do professor p. 19 a 25)
3 – Contação da história;
4 – Jogo da memória  (anexo  03 - livro Baú do professor 39   à 44);
5 – Música (lá vem o seu Noé)/cd (anexo 04- canta e dança);
6 – Quebra-cabeça (anexo 05- Baú do profºpág 45);

•    POEMAS (Vinícius de Morais) ( ANEXO 06).
ATIVIDADES
LINGUAGEM ORAL:
•    Vídeo-música (Aline Barros)
•    Levantamento do conhecimento prévio sobre os temas do poema;
•     Mural de poesias ilustradas pelas crianças;
•     Estabelecer semelhanças e diferenças entre os poemas trabalhados;
•     Trabalhar com as letras iniciais do nome a partir do livro bichodário;
•     Leitura de livros (poá/a formiga e a neve/ a cigarra e a formiga);
•     Leitura de imagens;
•     Figuras coloridas de borboletas;
•     Enviar os poemas p/ casa
•     Interpretação oral dos personagens;
•     Uso das letras moveis;
•     Sugestões outros livros de história (O nascimento da borboletinha/encartes da história a Arca de Noé);
•    Historinha da Borboleta.

MATEMÁTICA – POEMA A ARCA DE NOÉ
•    Construção da arca c/ blocos lógicos e tangran
•     Noção de espaço (bacia pequena/grande). Simulando a entrada dos animais na bacia
•    Contagem dos animais que entraram na arca
•     Comparação dos animais (grande/pequeno)
•    A FOCA – formas geométricas (círculo)
•    BORBOLETAS-classificação (cores)
•    AS ABELHAS – classificação/contagem
•    O GATO – textura (caixa tátil)
•    LEÃO – contagem/ conceito (perto/longe) rápido/devagar
•    PINGUIM – trabalhar os conceitos/ correspondência de pares

                                 CIÊNCIAS NATURAIS
•    Trabalhar as características dos animais (selvagem/doméstico);
•     Trabalhar o habitat/classificação/alimentação;
•     Partes do corpo (esquema corporal);
•     A importância dos animais na alimentação;
•     Animais em extinção/preservação e cuidados;
•     Trabalhar as boas maneiras (pingüim) e as características (alegres-tristes) borboletas.

                                     ARTES
•     Desenho (portfólio – anexo 07 - capa);
•     Pintura e colagem (borboletas);
•     Dobraduras de bichos( anexo 07);
•     Dedoches;
•     Confecção de jogos (jogo da memória e dominó);
•    - Quebra-cabeça;
•    - Mural de animais;
•    (ARTE) – pintura c/ tinta guache.
•    Alinhavo (anexo 08);
•    Dedoche dos animais.(anexo 09)


BRINCADEIRA E MOVIMENTO
•    Música (borboletinha/pinguim)
•     DVD
•     As Tartarugas Gigantes (folha pag. 85)
•     Brincadeira de roda
•    Brincadeiras divertidas ( anexo 10);
•    Brincadeira do compadre rato: que horas são?

                               FAZ DE CONTA
•     Jogo de imitação
•     Mímica dos bichos
•     Dramatização dos poemas
•     Jogo de adivinhação (retirar a figura do bicho e imitar p/ os colegas adivinharem)

                            Providenciar(pág. 39 a 44)
- Tirar cópias dos desenhos dos animais p/ confeccionar jogo da memória e pedir p/auxiliares pintarem
- Cópia da música ‘’Lá Vem o Seu Noé’’ pág 13 da Coleção Baú do Professor
- Cópia do quebra-cabeça ‘’Arca de Noé’’, baú do professor45
- Providenciar capa para o portfólio
- Providenciar montagem da historinha da borboleta
- Pegar figuras de animais em extinção na biblioteca do CIES
- Providenciar máscaras de animais
- Procurar um modelo de dominó

AVALIAÇÃO:
Registro do interesse das crianças e observação à realização das atividades individuais e grupais.

Um comentário:

  1. ...adorei o conteúdo, vou trabalhar com a história e boas idéias surgiram lendo esse projeto. Ana

    ResponderExcluir